Sócrates, o célebre e moralista filósofo grego, nasceu em Atenas no ano 469 aC. Socrates nasceu em uma familia de razoavel condições financeiras, mas com o passar dos anos chegou a pobreza.
Sócrates recebeu a educação típica da juventude do final do século 5 ateniense. A influência mais importante no seu desenvolvimento intelectual era a sua interacção com os sofistas que freqüentavam Atenas. Sócrates participou em três campanhas militares na Potidaea (432-429), Delium (424) e Anfípolis (422) e distinguiu-se com a sua coragem, vigor físico e da indiferença espartana perto a dureza dos elementos.
O próprio Sócrates não deixou escritos, e a maioria do nosso conhecimento sobre ele e seus ensinamentos vem de diálogos de seu pupilo mais famoso, Platão (427-347 aC), e das memórias de Xenofonte.
Sócrates tinha um profundo respeito pelos costumes religiosos. Sócrates foi famoso por seu método de argumentação. Assim, o método socrático de argumentação começa com perguntas comuns que levam a pessoa a acreditar que a pergunta é simples, mas termina em uma inversão completa. Assim, sua contribuição principal não reside na construção de um sistema elaborado, e sim a uma consciência de sua própria ignorância. Foi sua combinação única de dialética ( uso de lógica e raciocínio numa discussão ou debate), habilidade e capacidade .
Em 399 aC Sócrates foi julgado por corromper a moral dos jovens atenienses e de heresias religiosas, acredita-se agora que sua prisão resultou, em especial, de sua influência sobre Alcibíades e Crítias, que tinham traído Atenas. Sócrates foi condenado por maioria de seis votos. Ele recusou a todos os esforços para salvar a sua vida, bebeu o cálice de veneno cicuta lhe dado. O julgamento e a morte de Sócrates são descritos por Platão na Apologia, Críton e Fédon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário